Altamira Notícias
altamira.pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Notícias

Prefeitura lança oficialmente o Chocolat Xingu 2022 - Primeiro Festival Internacional do Chocolate e Cacau - Altamira/Transamazônica

02/06/2022 16h36
Por Altamira Notícias (ASCOM PMA)

Altamira será sede do Chocolat Xingu 2022, um festival internacional que ocorrerá pela primeira vez no município.

Valorizando a economia local, e principalmente, o produtor rural, a prefeitura de Altamira lança oficialmente nesta sexta-feira, 03/06, às 19h, durante um evento na sede da Aciapa em Altamira, o Chocolat Xingu 2022, um festival que pretende apresentar para o Brasil e o mundo, a força da produção do cacau e do chocolate da Transamazônica, maior região produtora de cacau do Brasil.

O festival do chocolate e cacau é considerado o maior evento profissional dessa área na América Latina, reunindo consumidores, especialistas, fabricantes, jornalistas especializados, chocolatiers e produtores nacionais e internacionais. 

De 30 de junho a 03 de julho, o Chocolat Xingu 2022, além da exposição e venda de chocolates e outros derivados do cacau selecionado, bem como equipamentos, vai oferecer cursos de capacitação, workshops, debates sobre temas do setor e palestras ministradas por especialistas, incluindo ainda, a realização do Fórum do Cacau e de uma Cozinha Show, que contará com grandes nomes da confeitaria nacional e internacional, referências quando o assunto é chocolate de qualidade.

O evento que é uma parceria entre a prefeitura de Altamira e o governo do Estado do Pará, coloca o município em uma seleta lista de cidades que investem no desenvolvimento de suas potencialidades, e na bioeconomia, incentivando pequenos produtores e fazendo girar a economia local. 

O gestor municipal de Altamira já anunciou que vai introduzir na merenda escolar da rede pública municipal, produtos derivados do cacau regional, como chocolate em barra, achocolatados, suco de cacau, oferecendo para os alunos uma nutrição de qualidade e ao mesmo tempo, prestigiando a grande produção local, desenvolvendo assim, a região do Xingu e a Transamazônica. Outros municípios terão a possibilidade de anunciar iniciativas semelhantes.